
O trabalho remoto, também conhecido como teletrabalho ou home office, consiste em realizar as atividades profissionais à distância.
É possível trabalhar até do outro lado do mundo somente através da tela de um computador.
Com a vinda da pandemia do COVID-19, muitas empresas abriram seus olhos para novas possibilidades de trabalho, esse não tão novo assim, já que existe desde 1997 no Brasil.
Muitas ainda tinham receio de terem uma queda no rendimento dos colaboradores ao deixarem trabalhando de casa.
Ao contrário do que muitos pensavam, houve um aumento da produtividade dos funcionários.
E não é só esse ganho que a empresa tem ao optar por essa modalidade.
A diminuição de custos para a empresa com transporte, água, luz, e aluguel é nítida.
Os colaboradores também têm melhora na qualidade de vida, como a diminuição do estresse, por não terem que se deslocar para o trabalho.
Melhora dos hábitos alimentares e da prática de exercícios físicos também entram na lista de ganhos.
Mas o sucesso da produtividade dessa equipe deve contar com um bom gerenciamento.
Vem conferir as 5 dicas que separamos para você gerenciar sua equipe remotamente de forma precisa.
Antes de mais nada, você deve entender que a comunicação deve ser clara e objetiva em qualquer ambiente de trabalho.
E com o home office não é diferente, os funcionários devem estar à vontade para se comunicarem com os gestores, o diálogo entre si não deve ter ruídos.
Pense que, no trabalho presencial, existe a comunicação não verbal, vista através das reações do corpo, por exemplo, quando a pessoa não gosta de algo que ouviu.
Agora, imagine através da tela do computador. A forma em que as tarefas são transmitidas é de extrema importância.
Por isso, os gestores devem encontrar ferramentas que vão auxiliar nesse momento de forma positiva.
Veja quais opções de ferramentas existem e, com certeza, uma delas vai se enquadrar no perfil da sua empresa.
Além dessas ferramentas, temos algumas muito mais usadas, como o WhatsApp e Telegram.
Um bom líder confia em sua equipe, se ele sabe que está fazendo um bom trabalho, não vai se preocupar se os colaboradores entregarão o que foi pedido no final do dia.
Ele deve sentir que sua equipe não tem medo de propor soluções para os problemas, com receio de represálias.
Fazer reuniões pontuais abordando temas trazidos pelos funcionários, gera conexão na equipe e traz segurança para aqueles que não tomaram essa atitude ainda.
Reconhecer publicamente e individualmente as pessoas que estão fazendo a diferença na equipe ajudam no desenvolvimento pessoal e profissional.
Faça com que isso se torne rotina, mesmo com o home office, cada um deve saber que seu valor agrega para o crescimento da empresa.
Caso queira ter informações de forma anônima dos funcionários, mas que traga resultados, você pode contar com a ferramenta TYNEpulse, no qual, são coletados feedbacks de como estão se sentindo com relação à empresa.
Estipular metas mensais, semanais e diárias para a equipe faz com que todos tenham um norte para onde devem seguir.
Portanto, não se esqueça de enquadrar as metas de acordo com cada funcionário, lembre-se daqueles que não são tão organizados, definindo graus de urgência.
Ter reuniões no início e no final do dia ou da semana, para cada um apresentar o que vai realizar ao longo da jornada é importante para um controle maior das metas.
Sabemos que muitos podem se sentir sozinhos ao trabalharem em casa, e isso é super normal, já que, uma mudança drástica pode afetar a saúde mental.
O gestor deve estar atento em como esse novo estilo está afetando os funcionários.
Ter disponíveis profissionais que saibam interpretar essas situações ou ter reuniões em grupos que indiquem indícios de quem está precisando de ajuda, é de grande valia.
Se não for possível no momento, trazer questionários de saúde mental que serão avaliados por um pessoal especializado também ajuda.
Dentro de um escritório, é mais fácil que todos sigam a mesma linha de pensamentos e crenças da empresa.
Distantes um do outro, cada um pode adotar um método de trabalho e perder o foco de como é a identidade da organização.
Alinhar esses valores de tempos em tempos traz equilíbrio em todas as etapas do trabalho.
Abaixo, veja os pontos-chave que um bom gestor deve ter e que refletirão positivamente na sua equipe.
Bons resultados não dependem apenas de um setor da empresa, porém, o gestor deve guiar os demais para que, juntos, foquem na melhor estratégia.
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