
O conforto proporcionado pelo ar condicionado melhora o nosso bem-estar e deixa o nosso ambiente mais agradável, principalmente em dias de muito calor. Mesmo com todos esses benefícios, sempre nos perguntamos: usar o aparelho pode ser prejudicial à saúde?
A resposta é sim. Além de climatizar o ambiente, o equipamento pode ser responsável por algumas doenças. Mas isso só acontece se não houver higienização e manutenção periódica. Para que a saúde não seja impactada por vírus e bactérias escondidas nas impurezas retidas no sistema de ar, o melhor a fazer é contratar um especialista.
Com as medidas corretas, você pode tirar o melhor proveito do ar condicionado sem precisar ficar doente.
Quem não deseja se entregar ao fresquinho de um ambiente com condicionador de ar em dias quentes? Tenho certeza de que a maioria das pessoas corre para um local refrescante em época de muito calor.
Utilizado em diversos ambientes, o sistema pode ser encontrado com facilidade, mas a depender de alguns fatores, a sua saúde pode estar em risco. Veja como isso pode ocorrer.
Para reduzir impactos indesejados do ar condicionado na nossa vida, primeiro é preciso aprender a escolher o aparelho ideal para a sua necessidade. Existem diferentes tipos de ar-condicionado disponíveis no mercado e fazer a escolha certa é o diferencial.
Mas não é só comprar o aparelho correto, precisa saber usá-lo e contratar um serviço de manutenção preventiva com empresas sérias.
Seguem algumas dicas:
Muita gente acredita que o ar condicionado faz mal para bebês e crianças menores. Mas isso é mito. O aparelho só vai prejudicar se não forem tomados os devidos cuidados, já citados aqui.
Na verdade, não há nenhuma restrição para o uso equipamento. O que realmente deve ser feito é utilizá-lo da maneira correta, higienizar e mantê-lo sempre em ótimo estado. Nada é mais perigoso para a saúde que um equipamento de refrigeração sem manutenção.
A garantia da qualidade do ar em ambientes com sistema de refrigeração passa por diversas medidas determinadas por órgãos competentes. Entre elas está a norma NBR 16401. A normatização prevê uma taxa mínima obrigatória de renovação do ar em ambientes fechados e com refrigeração mecânica.
O assunto é tão importante que para garantir a regularidade da higienização e manutenção, a Anvisa e o Ministério da Saúde criaram a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea). O documento define que a limpeza deve ser realizada a cada seis meses nos sistemas de climatização.
Essas regras são definidas principalmente para estabelecimentos com grande circulação de pessoas. Porém, as exigências legais acabam não sendo cumpridas por falta de fiscalização. Isso favorece a pouca adesão às medidas. Algumas empresas o fazem por desconhecimento das regras, outras porque se aproveitam da falha dos órgãos de não fiscalizar. Essas atitudes colocam a saúde de muita gente em perigo.
Na busca por um profissional de refrigeração, o que você mais vai encontrar são amadores. Gente que se acha entendedora do assunto, mas não é. Cuidado! Na hora de buscar uma empresa para realizar a manutenção preventiva ou corretiva, pesquise muito. Não vão faltar oportunistas oferecendo preço baixo e falta de qualidade.
A Summer Cool Facilities tem os melhores profissionais do mercado e garante que seu ar condicionado ficará limpinho, sem ácaros e bactérias e funcionando como novo. Na manutenção, utilizamos equipamentos e produtos para uma higienização eficientes.
Com a experiência da Summer Cool, você só tem a ganhar.
Comentários