
Entenda como funciona o ar condicionado quando a energia solar
A tecnologia tem avançado bastante nos últimos tempos e isso se estende a todos os tipos de equipamentos, dentre esses, o ar-condicionado. Com a evolução, os sistemas de refrigeração ganharam novas performances e podem ser usados tanto em fontes de energia comuns quanto por energia solar.
Apesar disso, muita gente ainda fica desconfiada sobre a qualidade do equipamento quando utilizada por meio de sistema fotovoltaico.
Para saber mais sobre o funcionamento desses aparelhos e se valem a pena, leia o nosso artigo.
Em 2010, a empresa LG criou um aparelho de ar-condicionado híbrido com a função de funcionar com energia solar e convencional. Ou seja, que funcione por meio de duas fontes de energia sem prejuízo no seu funcionamento.
A intenção era fazer um equipamento moderno, econômico e sustentável. O LG F-Q232LASS funcionava por meio de painéis solares de 70 watts. As placas eram colocadas no módulo externo do ar-condicionado para a captação da energia do sol. Quando instalado desse jeito, o ar-condicionado tornava-se o sonho de muita gente que queria reduzir os gastos com as contas de energia.
O modelo não deu certo e, por isso, nem chegou ao Brasil. Além disso, a empresa não deu continuidade ao projeto por ser considerado inviável.
Já que o aparelho híbrido não é mais possível, como utilizar o aparelho com energia solar? Isso ainda é possível. De acordo com especialistas, é possível sim. Entretanto, há um probleminha: O interessado deverá instalar muitos painéis fotovoltaicos para ser possível ligar apenas o aparelho. E não é apenas isso. Para que o equipamento funcionasse a noite, seria necessário baterias de armazenamento da energia excedente.
Na opinião dos técnicos de refrigeração e de sistema fotovoltaico, ligar um único ar-condicionado exigiria, no mínimo, sete painéis solares. Só essa quantidade de placas daria a estabilidade suficiente para o aparelho funcionar corretamente. Isso sairia muito caro e no final não valeria a pena o esforço.
Para que o funcionamento ocorra de forma satisfatória, o interessado pelo aparelho de ar-condicionado com energia solar deve instalar o sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica. Segundo especialistas, essa é a melhor forma de aproveitar a luz solar no equipamento de refrigeração e em todo imóvel, seja comercial ou residencial.
O funcionamento ocorre da seguinte forma: Durante os dias de altas temperaturas, a energia solar está sendo captada por meio dos painéis solares. Quando isso ocorre, é possível utilizar esse sistema para a utilização do ar-condicionado. Mas em tempos de céu nublado, com pouca energia do sol, a alternativa é usar a eletricidade distribuída pela companhia da sua cidade. Desta forma, você não ficará sem refrigeração.
Utilizar a energia solar é uma solução viável para quem pensa em reduzir drasticamente as tarifas energéticas. Entre os aparelhos considerados vilões do consumo de energia está o ar-condicionado.
O aparelho de ar-condicionado é um dos equipamentos mais nocivos ao meio ambiente. São toneladas de dióxido de carbono indo parar na atmosfera todo ano, devido ao uso do equipamento.
Atualmente, atitudes sustentáveis se tornaram uma preocupação mundial. Por isso, a redução de emissão de carbono é vital para a preservar o planeta. O uso de energia solar em ar-condicionado e em outros aparelhos ajuda muito a cumprir metas ambientais. Ou seja, não é apenas uma questão financeira, mas uma necessidade de sobrevivência.
Porém, como já explicamos, para manter a estabilidade energética em qualquer período do ano, o sistema de energia solar deve estar interligado à rede elétrica. Mas se você prefere utilizar as placas solares, saiba que terá que instalar muitas delas e ter baterias para reserva de excedentes.
As vantagens de usar refrigeração movida a energia solar são:
Sim! Ele funciona igual a um convencional, mas necessita da quantidade ideal de placas solares para garantir um desempenho de qualidade. O ar-condicionado movido a energia elétrica resfria igual ao que está ligado na eletricidade.
A única diferença é que em dias nublados, o proprietário deve contar com baterias para reserva de energia para utilizá-las em períodos que não há sol.
O gasto inicial para a instalação das placas fotovoltaicas é significativo. Indústrias e empresas que optarem por essa alternativa serão compensadas com a economia que farão durante o uso dos aparelhos.
A Summer Cool Facilities é especialista em climatização de ambientes e tem os melhores e mais econômicos aparelhos de ar-condicionado para a sua empresa e o seu negócio. Nossos profissionais estão preparados para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de optar por instalar o seu equipamento de refrigeração.
A nossa empresa é referência no segmento e está pronta para prestar o melhor serviço do setor.
Comentários