
Primeiramente, vamos ao significado da sigla VRF. Trata-se de Fluxo Refrigerante Variável ou Fluxo de Gás Refrigerante Variável. A sigla vem do inglês, onde esta tecnologia já é utilizada há mais de 20 anos.
A tecnologia de ar condicionado VRF é um sistema central de climatização que conta com alguns itens imprescindíveis para o completo funcionamento.
O sistema VRF conta com uma unidade externa (ou mais) e várias unidades internas. A potência depende da necessidade apresentada no momento da contratação e de uma análise técnica.
Porque é um sistema inteligente que utiliza a tecnologia para adequar rapidamente a temperatura que o usuário deseja.
Além disso, por se tratar de um sistema inteligente, permite redução do consumo de energia. Esta redução pode ser mantida se a manutenção e limpeza do sistema estiverem sempre em dia!
Outra prova de sua eficiência é o fato de contar com controle individual para cada aparelho de ar condicionado. Por exemplo, em uma empresa com várias salas, onde cada um dos espaços conta com aparelho de ar condicionado, os usuários podem determinar a temperatura desejada sem que esta interfira nos outros ambientes!
O VRF é comumentemente encontrado em edifícios comerciais (de médio a grande porte) por sua grande capacidade de climatização. Residências com um espaço mais amplo também pode usufruir do sistema VRF para assegurar um ambiente fresquinho e total conforto!
Não é demais lembrar que qualquer projeto de climatização, principalmente um sistema como VRF necessita de um engenheiro que entenda do assunto para evitar problemas futuros.
Aliado ao engenheiro, contrate uma empresa de sua confiança, que seja conhecida por seu excelente trabalho na área e que, se possível, também conte com o serviço de manutenção.
Tire todas as suas dúvidas antes de iniciar a instalação!
Comentários