
O aumento da temperatura tem feito muita gente procurar aparelhos que proporcionem conforto térmico no ambiente residencial e no escritório. O clima quente é consequência das mudanças climáticas, que tem levado países a pensarem em uma solução para reduzir os efeitos no meio ambiente e na sociedade.
Entretanto, as soluções macros são demoradas. E para quem busca manter o ambiente refrigerado há duas opções que podem ajudar. São elas: climatizadores de ambiente portáteis e os sistemas de ar condicionado tradicionais. Os dois equipamentos são eficientes quando o assunto é manter um ambiente agradável, mas há muitas diferenças entre eles.
Entre as diferenças estão:
Se você está com dúvida sobre qual melhor aparelho adquirir, preste atenção no nosso artigo. Aqui, vamos apontar as vantagens e desvantagens de cada equipamento.
Muitas pessoas acreditam que o climatizador refrigera, mas estão enganadas. Na verdade, o equipamento tem como principal função refrescar e umidificar. Mesmo com janelas e portas abertas, o aparelho continua cumprindo o seu papel.
Para que o climatizador funcione, é necessário utilizar água ou gelo em seu recipiente. Assim, o aparelho puxa para as hélices o ar mais fresco, refrescando o local.
Já o ar condicionado serve para resfriar o local em que está instalado. O seu funcionamento só é possível por meio de um gás apropriado. Quando o ar quente entra no aparelho, automaticamente o gás o esfria, proporcionando um ambiente com temperaturas baixas, mas confortável.
No entanto, o equipamento só funciona de forma adequada se portas e janelas estiverem fechadas.
Como já foi explicado anteriormente, o climatizador de ambiente é um dispositivo que refresca o ambiente por meio de evaporação da água, onde o ar quente é puxado através de um filtro úmido.
Por ter uma função de refrescar o ambiente, esses equipamentos não são recomendados para locais úmidos e excessivamente quentes.
Nos últimos anos, esses dispositivos têm ganhado popularidade por apresentarem maior eficiência em relação ao ventilador, por exemplo. Entretanto, assim como qualquer outro equipamento, o climatizador oferece vantagens e desvantagens.
Conheça algumas:
Eficácia: Se você busca um aparelho eficaz na redução da temperatura, é melhor esquecer os climatizadores. Isso porque eles não são tão eficazes quanto os sistemas de ar condicionado quando o assunto é refrigerar ambientes extremamente quentes e úmidos.
Espaço: O ideal é usar climatizadores em espaços menores. Ao usá-lo em áreas grandes, o resultado não será dos melhores, exigindo vários aparelhos em um mesmo ambiente.
Para que o climatizador funcione de maneira adequada, você precisa se atentar às orientações dos fabricantes. Por isso, é importante saber quais lugares o aparelho será mais eficiente.
Para um dia de calor intenso, nada melhor do que ficar em um ambiente refrigerado. Em tempos de alta temperatura, o sistema de ar condicionado é o preferido por muitas razões, sendo que a primeira é a sua capacidade de resfriamento eficaz.
Esses equipamentos têm como função reduzir a temperatura de diferentes tipos de ambientes, independentemente das condições climáticas externas. Além disso, também são usados para controlar a umidade, criando um ambiente ainda mais confortável.
Assim como o climatizador, o ar condicionado oferece algumas desvantagens. Porém, se você prefere eficiência em resfriamento, as desvantagens não serão um problema.
Se você precisa de um aparelho para usar em locais de temperatura muito elevada e clima úmido, o ar condicionado é o mais indicado. É a escolha certa para ambientes de temperaturas extremas. Com o aparelho, você consegue baixar a umidade do ar e resfriá-lo.
Agora que você já conhece as diferenças entre climatizador e ar condicionado, escolha o que melhor atende às suas necessidades.
Comentários