
Ação pode gerar resultados expressivos mesmo à curto prazo
Cotações eficientes podem ser feitas através de diversas áreas de uma companhia, tendo a capacidade de alterar a competência corporativa de praticamente qualquer empresa. Uma vez que essa atividade seja realizada da forma correta, é possível:
Quer tentar alcançar esses resultados no seu empreendimento? Continue no nosso artigo.
As cotações eficientes são pesquisas realizadas pelo setor financeiro ou pela área de gestão de compras, que procuram valorizar as transações realizadas por uma determinada organização. Para isso, vários cálculos e análises de mercado são realizadas com diversos fornecedores, visando que a companhia trabalhe com as alternativas que melhor se encaixem em suas necessidades e interesses.
Porém, antes de qualquer coisa, é importante saber diferenciar dois termos distintos, mas que são frequentemente misturados por leigos e profissionais de inúmeras áreas.
Ao contrário do que definimos anteriormente como “cotações”, os “orçamentos” normalmente tratam sobre fluxos econômicos internos. Ou seja, incluem gastos com acionistas, proprietários, sócios, entre outros. A ideia, nesse caso, é estabelecer previsões, os tradicionais “planejamentos orçamentários”.
Existem diversos segmentos em que as cotações eficientes podem ser utilizadas. No geral, as áreas de vendas são consideradas prioritárias nesse sentido, mas muito pode ser feito além disso. A ideia é adotar esse modelo para aprimorar o funcionamento de setores variados, promovendo um crescimento generalizado.
Um ótimo exemplo disso aconteceu no início dos anos 1900, em Nova York. Uma editora possuía um grave problema em seu estoque de jornais, espaço que não possuía umidade adequada. Consequentemente, a tinta de suas publicações não fixava no papel e seus produtos sempre apresentavam defeitos.
Essa adversidade se encerrou em 1902, quando a empresa contratou Willis Carrier para desenvolver o primeiro aparelho de ar-condicionado da história. Dessa forma, o que começou como uma mera cotação, que visava diminuir alguns prejuízos, se tornou uma revolução mundial.
Hoje, esse produto é utilizado para aprimorar o funcionamento de diversos setores, desde galpões até escritórios. Aliás, podemos usar esse ponto para destacar uma das vertentes em que as cotações eficientes podem ser aplicadas.
Para melhorar a produtividade de funcionários, principalmente para companhias que trabalham com grandes nomes do seu mercado, muitas vezes basta investir na infraestrutura e no bem-estar. Afinal, o quão mais eficiente se tornaria um empregado que se sente confortável em seu ambiente de atuação?
São pequenas mudanças como essas, pensadas e calculadas, que podem promover ganhos extremamente altos, mesmo em curto períodos de tempo.
Para promover uma empresa a outros patamares, é essencial que profissionais dessa área sigam alguns passos importantes. Através deles, sua companhia não afundará na inércia e poderá se destacar no mercado através de medidas notáveis.
Esses passos são igualmente importantes, e não estão organizados por ordem de prioridade. São eles:
Nunca negocie com as primeiras opções que baterem à sua porta. Sempre possua uma lista com nomes de confiança, estabelecidos através de recomendações e pesquisas diversas.
Depois de entender as marcas com as quais você pretende lidar, comece a pesquisar os valores que serão gastos nessa relação. Muitas vezes, preços podem parecer salgados à primeira vista, mas a longo prazo são viáveis para alguns tipos de negócio. Mas, calma, esse ponto possui diversas variáveis.
Para realizar suas cotações da maneira mais eficiente possível, é essencial padronizar suas necessidades e seguir seus métodos com cada um dos potenciais fornecedores pesquisados. Por isso, defina todas as suas exigências detalhadamente e garanta que os responsáveis por suprir essas carências tenham compreendido cada uma delas.
Por mais que preços baixos sejam extremamente atrativos, opte por equilibrar valores com capacidade técnica. Isso pode se reverter em ganhos significativos à medida que seus fornecedores sejam úteis para ajudar em imprevistos, modificar prazos, priorizar vendas, entre outras coisas.
Apesar de estar intrínseco nos parágrafos acima, vamos destacar os motivos de tanto trabalho. Afinal, de nada adianta coletar tantos dados para apenas para descarte. Portanto, compare, dê retorno, faça contrapropostas e escute pessoas que entendem da área. É melhor passar por tudo isso e garantir um funcionamento pleno no futuro.
Não é segredo que transações mais volumosas tendem a possuir preços mais viáveis por unidade. Por isso, sempre calcule suas compras visando suprir completamente suas necessidades. Além de finalizar com seus problemas de uma vez, essa medida permite que vários valores sejam negociados.
Em muitos países a dinâmica de negociar o preço de produtos é tido como desrespeitosa, inclusive em alguns lugares do Brasil. Porém, não há como fugir desse ponto. Discuta valores, negocie quantidades e não tenha pena de trocar de fornecedor se for preciso. Relações comerciais precisam ser tratadas como são, puramente profissionais.
É extremamente comum que empresas lidem com seus parceiros de forma automática, criando uma dependência empresarial a longo prazo. Além de prejudicar a descoberta de novas tendências de mercado, essa medida pode condenar uma companhia, visto que muitas ficam reféns de contratos abusivos. Por isso, tenha muita atenção. Contratos não são apenas pedaços de papel e devem ser levados a sério independe dos valores que carregam.
Através desses passos, suas cotações se tornarão cada vez mais eficientes e trarão resultados positivos além do setor de vendas. Afinal, é como citamos antes, muitas vezes essa ação modifica vertentes que consideramos de pouca expressão, mas, a longo prazo, podem modificar a postura de uma companhia e criar novas tendências de mercado.
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