
Aparelhos com o selo são os mais econômicos. Saiba mais.
Você sabe o que é o selo Procel? Talvez não tenha se dado conta, mas com certeza já encontrou um deles em um eletrodoméstico que tenha comprado. O selo está presente em máquinas e equipamentos de uso doméstico e profissional que utilizam energia elétrica.
O Procel nada mais é que uma garantia de eficiência energética. Isso significa que o produto comprado é econômico, porque consomem pouca eletricidade. Só após vários testes é que aparelhos e eletrodomésticos recebem o selo. Este é colorido e possui informações essenciais sobre o consumo energético.
Desde 1993 no mercado, o Procel sofreu a sua primeira mudança em 2021, garantindo ainda mais eficiência para quem busca otimizar energia e, claro, reduzir a tarifa de luz. Quem sai ganhando com as exigências técnicas para o recebimento do selo são os consumidores.
Outra função importante do Selo Procel é colaborar com a sustentabilidade ambiental. Isso significa que ao melhor aproveitamento da energia ajuda a preservar os recursos naturais, como a água. Assim como outras certificações, o selo Procel é certificado pelo Inmetro. O órgão categoriza a eficiência dos equipamentos, entre esses o ar-condicionado, de “A”(mais eficiente) a “F” (menos eficiente).
Para saber mais sobre o selo Procel continue lendo o nosso artigo.
Eficiência energética é a capacidade de fazer com que os equipamentos trabalhem com qualidade sem precisar consumir muita energia. Quando isso ocorre significa que o equipamento opera com ótimo desempenho com economia de energia elétrica.
E, para garantir que o aparelho tem realmente eficiência energética, eles são certificados. Há diferentes tipos de selos que dão credibilidade ao bom funcionamento dos equipamentos. Os certificados são promovidos por organizações e instituições governamentais com a finalidade de ajudar o consumidor a decidir pelo melhor equipamento.
No Brasil possível encontrar alguns desses selos. Isso demonstra o consumo de energia e a eficiência energética determinado para o eletrodoméstico, máquina ou aparelho.
Conheça alguns:
Criado em 1985 pelo governo federal, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) tem como objetivo combater o desperdício de energia no país. Para alcançar essa meta foram desenvolvidas várias estratégias.
Uma das ações é conscientizar a população e a indústria sobre o uso eficiente da energia elétrica. Para isso, metodologia foram criadas para a fabricação de máquinas e equipamentos com ótimo desempenho energético.
Para que a população priorize apenas equipamentos eficientes, foi criado o selo Procel. Este é fixado nos equipamentos com informações importantes sobre o consumo de energia, o fabricante, o lote do produto e o gasto mensal de energia.
Para melhorar a eficiência energética dos aparelhos elétricos, dentre esses o ar-condicionado, o Procel ficou ainda mais exigente. Os critérios de classificação ficaram ainda mais rigorosos com a finalidade de garantir economia da energia.
Os aparelhos de ar-condicionado ganharam outra metodologia para obter a classificação do Procel. O novo método foi desenvolvido pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que definiu novo cálculo de eficiência energética.
Com a alteração, os métodos utilizados levam em consideração carga parcial e métrica sazonal. Segundo o PBE, os cálculos permitem que os aparelhos de refrigeração de ambiente sejam avaliados corretamente, conforme o seu uso. Atualmente, ficou muito mais difícil conseguir o Procel A+, porque os equipamentos precisam atingir a eficiência energética de 5,5.
Antes, exigia-se que a eficiência energética fosse de 3,23. Essa pontuação baixa facilitava que aparelhos Inverter e Convencionais recebessem o selo, mesmo sendo ineficientes energeticamente.
Agora, os testes são feitos conforme o tipo de aparelho. Isso dá mais credibilidade ao resultado e garante economia de consumo para o consumidor. O objetivo da mudança é que em 2024 estejam à disposição dos consumidores apenas ar-condicionado com eficiência energética.
Só para se ter uma ideia, um ar- condicionado Piso Teto de 36.000 BTUs frio com selo Procel “A”, apresenta consumo de 68,2 kW/h. Entretanto, quando você pega o mesmo modelo, mas Selo Procel B, o aparelho consome cerca de 73,08 kW/h. Ou seja, vale a pena investir em um aparelho com selo A. A economia na conta de energia é significativa.
No mercado há vários modelos disponíveis para a sua casa ou escritório ter a eficiência energética tão esperada. Na Summer Cool Facilities, você encontra aparelhos de ar-condicionado com selo Procel A para a redução de gastos com a conta de luz. Afinal, esse é uma das maiores despesas do orçamento familiar ou empresarial.
Se a sua finalidade é ter mais qualidade com menos gastos e energéticos, a Summer Cool tem a solução.
Comentários