
A cortina de ar é um aparelho semelhante ao ar-condicionado, que permite aos usuários o isolamento da temperatura externa quando se comparada com a temperatura interna do ambiente.
Esse aparelho é muito comum em algumas lojas, sabe aquele ar que sente na porta do estabelecimento ao adentrar? É a cortina de ar!
A principal função do aparelho de cortina de ar é trazer maior conforto aos locais que, sobretudo, existe um grande fluxo de pessoas, tais como:
Por outro lado, nada obsta que as cortinas sejam instaladas em residências. Cumprirá sua função de igual maneira como nos estabelecimentos comerciais.
O mecanismo de funcionamento das cortinas de ar, basicamente, se resume a duas maneiras:
Os aparelhos de cortina de ar são instalados logo na porta de entrada dos locais desejados, daí formam uma espécie de barreira de ar e asseguram as diferenças de temperatura entre o ambiente interno e o ambiente externo.
Além disso, cortinas de ar também podem ser utilizadas como forma de impedir que insetos, odores, entre outros, adentrem o ambiente, o qual foram instaladas. Funciona como uma barreira de proteção.
Outro papel importante dos aparelhos de cortina de ar é que como evita a troca de calor entre os ambientes internos e externos, isso acabando levando a uma maior vida útil de outros aparelhos eletrônicos como o ar-condicionado. Isso, sem dúvida, contribui, também, para maior economia de energia elétrica.
Como visto, aparelho de cortina de ar é recomendado a lugares onde passa um grande número de pessoas por dia. Além disso, pode-se falar que é usada nos locais que também é difícil manter as portas abertas.
Algumas vantagens do uso da cortina de ar são:
Por se tratarem de dois equipamentos semelhantes, esse questionamento costuma ser bastante comum. No entanto, o ideal é que não eleja um em prejuízo do outro.
Tanto o ar-condicionado, quanto a cortina de ar são equipamentos que se complementam. Quando utilizados em conjunto trazem muitos benefícios para os locais onde foram instalados.
O ar-condicionado é capaz de refrigerar todo o ambiente onde se encontra instalado. Já a cortina produz apenas um jato embaixo de onde se encontra. Como o próprio nome diz, forma-se uma verdadeira cortina de ar.
Com isso, percebe-se que a cortina de ar, ao formar uma barreira logo na entrada, isola a temperatura interna, permitindo, assim, um melhor funcionamento do ar-condicionado. Ou seja, isso acaba gerando menor consumo de energia elétrica e confere maior vida útil ao próprio ar-condicionado.
Por isso, fala-se na importância da atuação em conjunta entre a cortina de ar e o ar-condicionado, principalmente, em locais com grande trânsito de pessoas. Afinal, não é possível, na maioria dos casos, que fique abrindo e fechando as portas em todo momento.
Além disso, o simples ato de abrir e fechar portas, já suficiente para alterar o funcionamento do ar-condicionado que se encontra em funcionamento, pois acaba interferindo na temperatura do ambiente interno e levando a um maior trabalho da condensadora e maior consumo de energia elétrica.
As cortinas de ar são encontradas, na maioria das vezes, em locais com grande circulação de pessoais, tais como:
Existe uma gama de aparelhos, hoje, no mercado. Esses modelos apresentam tamanhos que variam de 80 cm a 180 cm de largura, chegando a 4 m de comprimento: tudo vai depender do modelo e do fabricante.
Locais onde as cortinas de ar costumam ser usadas:
Outro uso que pode ser atribuído às cortinas de ar é o de permitir divisão das áreas de pessoas fumantes de não fumantes, em locais como bares, hotéis, aeroportos, entre outros.
Por fim, assim como no ar-condicionado, é necessário fazer uma adequada manutenção e limpeza no aparelho de cortina de ar. Seguindo esses protocolos, é possível manter uma vida útil do aparelho e ajudar na redução do consumo de energia elétrica.
São cuidados singelos e regulares:
Também é importante sempre conferir se os parafusos de fixação do aparelho encontram-se fixos e se existe alguma vibração excessiva. O ideal é que pelo menos uma vez por ano se faça uma limpeza mais profunda, para isso conte com assistência especializada.
E no ato de escolha e compra, prefira os aparelhos que tenham certificados de eficiência. A instalação deve ser sempre feita por profissionais capacitados. Hoje o mercado conta com pessoas preparadas para isso, é necessário conhecimento técnico para tirar maior proveito dos equipamentos.
Ar-condicionado e cortina de ar é um casamento perfeito.
Comentários