Blog

O uso do ar-condicionado pós-covid

Por Summer Cool em | Ar condicionado Saúde
O uso do ar-condicionado pós-covid

A tecnologia possibilita sistema de refrigeração mais seguro contra vírus

A pandemia trouxe muitas dúvidas, medo e novas tecnologias. Durante muitos meses discutia-se por quanto tempo o vírus poderia permanecer vivo em uma superfície ou em um tecido. 

Todos esses questionamentos aceleraram pesquisas de desenvolvimento tecnológico para evitar a contaminação pela covid-19. Daí surgiram diversas soluções antivirais no mercado nacional e internacional. Elas vão desde tecido para a fabricação de roupas e máscaras a equipamentos para carros e transporte públicos. Assim como outras áreas, a refrigeração também avançou nesse sentido, com filtros e produtos de limpeza capazes de neutralizarem qualquer vírus, inclusive a da covid. 

De acordo com informações da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), a maior parte dos produtos apresenta íon de prata aplicado na matéria-prima. Ao ser utilizado nas várias superfícies, o elemento possibilita a oxidação da camada externa do vírus, o que cria uma barreira antiviral, antibacteriana e antifúngica. O íon é tão eficiente, que elimina em quase 100% o SARS-CoV-2, bactérias e fungos perigosos à saúde humana.

Atenta a todas essas novidades, a Summer Cool tem investido em equipamentos e produtos que ajudem a tornar o ambiente mais saudável e seguro por quem transita por recintos fechados e refrigerados. 

Tecnologia que salva vidas

Combater o coronavírus é o objetivo de toda sociedade, governos, pesquisadores e empresas. A pandemia levou muita gente à morte e à contaminação continua no mundo todo. O início da vacinação deu um certo alívio e possibilitou dinamizar as pesquisas em todas as áreas. 

No Brasil, o Senai Cimatec desenvolveu um filtro de ar-condicionado com capacidade de combater 99,9% das cargas virais jogadas no ambiente, inclusive o coronavírus. A inovação traz uma grande esperança ao promover ambientes mais higienizados, seguros e livres contra doenças infecciosas. Assim, proporciona bem-estar a trabalhadores, familiares e consumidores.

A parceria do Senai com outras empresas fez surgir a Startup Salvar. Seu CEO, Loyola Neto, explica que o filtro não apenas promove ambientes seguros contra o coronavírus, como possibilita o combate de cerca de 80% de fungos e bactérias. Segundo ele, vários testes mostraram a eficácia do produto.

Como funciona o filtro antiviral?

Para ter maior segurança no local de trabalho ou em casa, é só acoplar o filtro antiviral ao filtro comum. Isso pode ser feito durante a manutenção ou instalação do aparelho. 

Quando acoplados aos filtros convencionais há uma grande redução na dissipação de carga biológica em ambientes refrigerados por aparelhos de ar-condicionado. 

Funciona da seguinte maneira:

  1. O técnico de ar-condicionado vai retirar o filtro convencional;
  2. Depois vai encapá-lo com o filtro antiviral, como se fosse uma máscara de proteção. Pronto!

Feito isso, o ambiente fechado ficará seguro sem precisar abrir mão do sistema de refrigeração, que são essenciais para o conforto térmico. O filtro pode ser aplicado em qualquer tipo de aparelho, assegurando a proteção em diferentes tipos de locais, como lojas comerciais, empresas, escolas, hospitais e na residência. 

Como percebe, você não precisa abrir mão do conforto oferecido pelos climatizadores para ficar seguro em relação à covid-19. 

Além do filtro, já disponível no mercado, há também produtos de higiene que reduzem a carga viral no aparelho. Eles são utilizados na limpeza do equipamento durante a manutenção preventiva.

Eficiência da manutenção preventiva

Já abordamos muitos pontos sobre a importância da manutenção preventiva na conservação do aparelho de ar-condicionado. O que você não sabe é que essa atitude periódica também pode ajudar a reduzir o volume de bactérias, fungos e vírus nos ambientes com sistema de refrigeração. 

Esse tipo de cuidado deve ser periódico e é importante que os prazos sejam cumpridos para que a eficiência ocorra de verdade. 

Os técnicos da Summer Cool são altamente treinados para esse tipo de trabalho. São profissionais experientes e comprometidos com a segurança e bem-estar dos clientes. o professor especialista em ar-condicionado da Universidade de São Paulo (USP), Antonio Luís de Campos Mariani, o combate ao vírus da covid e de outros está relacionado às boas condições do aparelho de refrigeração. A limpeza e manutenção periódica são aliadas contra diversos tipos de doenças respiratórias. Ou seja, não é o equipamento que é uma ameaça à saúde, mas a falta de limpeza e manutenção preventiva. 

Mas para que tudo dê certo, é necessário contratar profissionais especializados para higienizar o seu equipamento. De nada adianta pagar por um aventureiro, se o trabalho não será realizado da maneira correta. O barato muitas vezes sai caro. 

Um aparelho limpo e com a manutenção em dia vai garantir um ambiente livre de muitas doenças, inclusive:

  • Covid-19: Vírus causador de infecções respiratórias, que apresenta diversos sintomas, como: tosse, febre, perda de olfato e, em casos mais graves, pneumonia. A doença já contaminou mais de 170 milhões de pessoas no mundo. 
  • Asma: Quem tem asma sente dificuldade de respirar e a sujeira no ar-condicionado pode piorar a condição do asmático. 
  • Legionell: Bactéria causadora da pneumonia. Pode até matar.
  • Ressecamento no muco e das vias aéreas: É favorecido pela falta de limpeza do aparelho de refrigeração. Muitas doenças respiratórias são ocasionadas pelo ressecamento no muco e das vias aéreas. 

Iniciativas simples e realizadas por profissionais qualificados são a chave para manter o seu ambiente com ar saudável e livre de doenças. 

Summer Cool

Artigo desenvolvido pela equipe de comunicação da Summer Cool Facilities.

Comentários