
A estação mais quente do ano pode ser um martírio a depender da temperatura. Claro que todo nós gostamos de um dia ensolarado para irmos à praia, ao parque, caminhar, andar de bicicleta, entre outras atividades. Mas há momentos que tudo que desejamos é estar em um ambiente fresquinho, com um ar-condicionado de boa refrigeração.
Mas para que o conforto térmico se torne uma realidade, é necessário tomar algumas providencias. O aparelho precisa estar em bom estado de conservação e com a manutenção em dia. Isso é necessário para o bem-estar e uma boa distribuição do ar refrigerado.
Temperaturas elevadas provocam um aumento no consumo do aparelho de refrigeração, exigindo muito do equipamento. É nesse sentido que a higienização frequente deve ser um hábito. Desta forma, o aparelho permanecerá funcionando durante todo verão sem apresentar problemas.
Neste artigo, daremos dicas importantes para quem não abre mão de um ambiente refrigerado em dias de calor. Continue conosco.
Especialistas em ar-condicionado recomendam realizar manutenção preventiva no aparelho de ar-condicionado periodicamente. Segundo eles, não há uma frequência determinada para essa prevenção, isso vai depender de vários fatores, como: tempo de uso do equipamento, local em que a empresa ou residência estão instaladas (se for um lugar com maior índice de poluição, o período de manutenção é menor), entre outros.
A manutenção preventiva prepara o ar-condicionado para uma intensa utilização durante os dias de calor e outros benefícios que podem aumentar a vida útil do seu aparelho. Entre as vantagens estão:
Além da manutenção preventiva, os usuários de ar-condicionado devem usar o aparelho de forma correta para evitar desperdício de energia e para manter o seu funcionamento de forma adequada. Exemplo disso, é quando ligar o aparelho, certifique-se de que portas e janelas do ambiente estão fechadas, evitando sobrecargas.
Caso essa o aparelho funcione em um ambiente com janelas e portas abertas, ele fará um esforço a mais para refrigerar todo espaço. Desta forma, corre-se o risco de sobrecarga, elevando as chances de apresentar defeitos e um aumento no valor da conta de energia.
Muitos problemas podem ser provocados por um aparelho sujo e malconservado. O acúmulo de sujeira não apenas prejudica o aparelho, mas a saúde das pessoas que compartilham daquele ambiente, principalmente daquelas que já possuem algum problema respiratório, como rinite e sinusite, asma e bronquite. Há risco também de aparecer outros problemas, como ressecamento do muco pulmonar.
Porém quando falamos da parte técnica, o funcionamento do aparelho está completamente comprometido. O ar-condicionado passa a não refrigerar corretamente, distribuindo o ar por todo cômodo em que está instalado. Isso ocorre devido a filtros sujos, cheios de poeiras. A recomendação é que esses filtros sejam limpos mensalmente ou em menos tempo, dependendo do uso do aparelho. Quanto mais ele for utilizado, maior é a frequência de higienização dos filtros. Também é preciso ficar atento à troca dos filtros, que deve ser realizada a cada seis meses.
A limpeza e a troca do filtro são procedimentos essenciais para garantir o bom funcionamento do aparelho de refrigeração, mas outras dicas também vão lhe garantir um verão fresquinho e sem estresse por causa do calor.
Se você seguir todas essas recomendações, com certeza não passará sufoco com as altas temperaturas. E para ter uma manutenção preventiva de qualidade, conte com os técnicos da Summer Cool Facilities. Nossos profissionais são altamente especializados e possuem muita experiência no mercado.
Além de termos técnicos excelentes, somos uma empresa certificada por priorizar a qualidade técnica, cumprir as normas do setor e por investir na nossa mão de obra. Se você procura qualidade, a Summer Cool Facilities garante.
Comentários