
Ano deve estruturar oportunidades em algumas áreas
Perspectivas recentes têm definido esse ano como o ponto de partida para uma recuperação gradual, que deve ser fortalecida por alguns setores trabalhistas. Nesse sentido, certas profissões devem se valorizar em áreas como:
Quer saber mais sobre carreiras em alta e entender como se inserir nelas? Continue no nosso artigo.
A diminuição dos efeitos da pandemia aliada a potenciais mudanças no cenário político nacional têm criado uma onda de otimismo em diversos setores. Sobre o tema, Joelson Sampaio, professor de economia na Escola de Economia de São Paulo (EESP) da Fundação Getulio Vargas (FGV), falou ao UOL. Segundo ele, “(…) o mercado de trabalho deve melhorar. É a última variável econômica que entra na crise, e a última que sai, mas será uma melhora pequena”.
Complementando essas informações, Fausto Augusto Junior, diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), comentou sobre o assunto. Para ele, “(…) sem perspectivas de investimentos do governo ou estímulo ao crescimento da economia e à geração de novos postos de trabalho, o mercado de trabalho seguirá patinando, criando ocupações precárias, com menor rendimento”.
Apesar disso, alguns espaços podem ser conquistados em meio à essa instabilidade, principalmente através de novos padrões de mercado. À Forbes, o diretor geral da Robert Half na América do Sul, Fernando Mantovani, analisou que “(…) estamos passando por um período de aquecimento do mercado e a retomada dos negócios. Notamos que o foco das empresas está nos novos modelos de trabalho e seus impactos no mundo pós-pandemia”.
Algumas análises e estudos de mercado podem ajudar a entender as áreas mais promissoras desse ano, que ainda deve contar com diversas mudanças até dezembro. Para mapear isso através de um método eficiente, uma pesquisa realizada pela consultoria de recursos humanos da Robert Half, e reportada pela Forbes, estabeleceu algumas profissões de destaque nesse período, divididas em suas respectivas áreas. Confira as principais!
Segundo o levantamento, a retomada gradual da economia, principalmente por meio do câmbio e da recuperação da confiança de investidores estrangeiros, está promovendo (desde já) o crescimento desse setor.
Consequentemente, empresas desse nicho tem exigido mais desses profissionais. Entre as principais pedidas, estão o inglês fluente e profundo conhecimento em Excel, ERP de mercado e ferramentas de BI.
Em 2022, as carreiras em alta na área de contabilidade devem ser:
Fomentada pela logística demandada pelo crescimento de comércios virtuais, a engenharia deve fortalecer vínculos com profissionais estabelecidos. Segundo o relatório, uma das consequências desse movimento será a redução de espaço para iniciantes.
Por isso, especializações e certificações devem ser diferenciais extremamente decisivos nessas duas camadas, que devem buscar uma evolução constante.
Em 2022, as carreiras em alta na área de engenharia devem ser:
Impulsionado pela expansão digital, o marketing tende a ser uma das principais forças do seu segmento, conforme apontou o relatório da Robert Half. Segundo a empresa, esse setor deve ser uma das prioridades no direcionamento de recursos financeiros e humanos, indicando muitas oportunidades.
O texto ainda incentiva a adesão e o aprimoramento desse setor por grandes empresas, aumentando ainda mais as possibilidades dessa categoria. No entanto, assim como em outros pontos, destaca a necessidade de capacitação constante.
Em 2022, as carreiras em alta na área de marketing devem ser:
Há tempos esse setor norteia mercados e se faz cada vez mais necessário em companhias que lutam contra a estagnação, mas poucos se adequam às necessidades desse mercado. Ao InfoMoney, o gerente de recrutamento da Robert Half, Leonardo Berto, sugeriu uma valorização da área, uma vez que, apesar da alta taxa de desemprego, poucas pessoas “(…) se encaixam nas habilidades requeridas neste setor”.
O material ainda destaca alguns cargos que devem se estabelecer, como líderes e recrutadores, e marca pentesters como a profissão do futuro. A grosso modo, esses indivíduos são responsáveis por identificar vulnerabilidades virtuais, um ponto que deve se tornar cada vez mais essencial.
Em 2022, as carreiras em alta na área de tecnologia devem ser:
Vale destacar que o material ainda apresenta outros setores de destaque, como diversidade, finanças, jurídico, mercado financeiro, recursos humanos, seguros e vendas, que não foram exploradas para dinamizar nosso conteúdo.
Comentários