
Quando a temperatura muda e as chuvas começam a aparecer, muitas pessoas notam que a casa acaba sendo afetada e sofrendo pequenas alterações que podem ir desde a um cheiro desagradável até sérias infiltrações que acabam precisando de uma grande obra para serem contidas.
Isso pode acontecer pois tempos chuvosos influenciam diretamente na umidade dentro das casas, o que pode acabar causando danos físicos como doenças respiratórias e também materiais, como a deterioração de estruturas, objetos e eletrônicos.
Mas, você sabe identificar se há umidade em sua casa e os riscos que isso pode trazer para você e sua família? Abaixo, trouxemos alguns sinais que podem apontar excesso de umidade no ambiente residencial.
Um dos primeiros sinais que indica umidade na casa é o aparecimento de mofo, principalmente em lugares que possuem pouca circulação de ar como atrás de camas e guarda-roupas e ambientes sem janelas ou portas. Além do aspecto nada agradável e o fato de poder comprometer a estrutura de sua casa e objetos, o mofo também é um perigo para a saúde e é responsável pelo aparecimento de alergias e problemas respiratórios em quem mora no ambiente. Se identificar que durante períodos de chuva a sua casa fica com cheiro estranho e aparecem mofos nas paredes e móveis, saiba que você tem um problema com umidade em seu lar!
E falando em mofo, um dos sinais que também indica umidade dentro de sua casa é a formação de bolhas nas paredes. Isso acontece pois, com o aumento da umidade do ar, o mofo acaba se infiltrando na tinta e comprometendo sua performance, fazendo com que ela se descole da parede e erupções sejam criadas. Em alguns casos, essas bolhas evoluem a ponto de se expandirem pela parede toda e até mesmo fazer com que grande parte da tinta descasque. E mesmo que você tire toda a tinta e pinte sua parede novamente, caso não dê um jeito no problema de umidade, em um futuro breve terá o mesmo problema novamente, o que fará perder tempo e dinheiro.
Além de bolhas, a umidade pode causar grandes infiltrações dentro de sua casa, principalmente em ambientes que não têm estrutura para absorver essa umidade ou que não tenham uma boa circulação de ar, como salas e quartos. Em casos mais sérios, essas infiltrações podem comprometer a estrutura de sua casa e se estenderem em pontos mais delicados, colocando em risco a segurança dos que moram nela.
Outro sinal que indica umidade em casa é o mau funcionamento de aparelhos eletrônicos. O excesso de umidade faz com que pequenas partículas de água que são quase imperceptíveis entrem em:
E causem, além da deterioração, até mesmo curto circuitos que podem causar incêndios. Além da parte elétrica, a umidade também pode causar ferrugens em partes de metal desses aparelhos, fazendo com que eles possam se soltar ou perderem o formato original, complicando sua restauração.
Lembrando que celulares, tablets e computadores também podem ser afetados pela umidade e acabar sofrendo danos irreversíveis.
O aumento da umidade também acaba danificando estruturas de metal, como cadeiras, eletrodomésticos, mesas, puxadores e estantes. A ferrugem, além de deixar um cheiro desagradável, afeta a estrutura desses objetos podendo levar a leves alterações, como descascar a tinta, até mesmo a desgastar grandes pedaços que, em alguns casos, acabam nem tendo chances de conserto. Outro material que também pode sofrer com ferrugens derivadas do aumento da umidade é o seu espelho que, com o tempo, acaba descascando e ficando com aspecto feio e envelhecido.
Que madeira e água não funcionam juntos você já sabe. E isso também é perceptível em casos onde há muita umidade na casa. Ambientes úmidos acabam causando apodrecimento de estruturas de madeira, como mesas, cadeiras e armários que, com o tempo, acabam inchando, entortando e até esfarelando. No caso de móveis grandes, o apodrecimento pode levar a cenários mais desastrosos: imagina uma estante apodrecendo e desmoronando? Além dela, todos os eletrônicos que estivessem nela poderiam sofrer danos com a queda e o seu prejuízo seria ainda maior.
Sua casa possui forro de gesso ou paredes de drywall? Pois saiba que eles também podem sofrer alterações se o ambiente estiver com problemas de umidade. Revestimentos e estruturas desse material são sensíveis à água e, quando expostos a ambientes úmidos, podem rachar e até mesmo se despedaçarem, o que acaba sendo um risco para quem estiver por perto!
Você já viu pequenas gotículas de água em suas janelas? Cuidado, pois isso também pode ser sinal de umidade em excesso! Se após dias chuvosos você perceber que as janelas, box e demais superfícies de vidro estão com condensação, fique alerta e investigue se essas gotículas são frequentes pois, se forem, é sinal de umidade em sua casa.
Outro ponto que pode indicar umidade em sua casa é quando as pessoas que moram nela começam a ter alergias ou problemas respiratórios. Percebeu que uma ou mais pessoas da família começou a:
Isso acontece, pois a umidade traz mofo que, como falamos acima, compromete a saúde e pode desencadear até mesmo doenças mais graves, principalmente em crianças e pessoas que já possuem problemas respiratórios.
Sim! Muitas pessoas acreditam que o ar-condicionado ajuda apenas a resfriar ou climatizar a casa, mas isso não é verdade. Por manter a temperatura fria e o ar circulando, ele consegue evitar que haja um acúmulo de umidade no ambiente e pode evitar que todos esses problemas acima apareçam.
Se você mora em uma região que chove bastante, é importante garantir um ar-condicionado para sua casa e, assim, evitar a perda de seus objetos e danos na estrutura de seu lar.
Para saber qual modelo é o mais indicado para sua casa, basta entrar em contato conosco! Temos soluções em climatização de ambientes para casas e apartamentos de todos os tamanhos e com todas as necessidades.
Comentários